27 de julho de 2010

O Segredo dos seus Olhos


“Os olhos são o espelho da alma.” Acredita-se que os olhos não mentem. Eles revelam o nosso coração, os nossos sonhos, as nossas paixões, os nossos ‘deuses’... Os olhos falam. E como falam! São também motivo de inspiração dos poetas. Como observou Mário Quintana: “Quem não compreende um olhar, tão pouco compreenderá uma longa explicação”.

O segredo dos seus olhos ganhou o Oscar de melhor filme estrangeiro. Na época o filme ficou meio esquecido, devido às discussões em torno do melhor filme e do irritante ‘azul’ de Avatar. Nem se quer foi lançado nos cinemas de algumas cidades (é o caso de Natal). Do diretor argentino Juan José Campanella, o filme conta a história de um oficial de justiça aposentado, Benjamin Espósito, que resolve escrever um livro contando a história de um caso de estupro e assassinato, ao mesmo tempo em que rememora uma paixão mal resolvida. O personagem faz um resgate do que passou, e a trama se desenvolve alternando presente e passado.

É um filme forte, denso, seus diálogos são interessantes e prendem a atenção do telespectador do começo ao fim, como por exemplo, o diálogo em que Espósito, inconformado com o rumo que tomou a sua vida, questiona: “Como se faz para viver uma vida vazia? Como se faz para viver uma vida cheia de “nada”?”

Os atores também são excelentes e a fotografia do filme emprega os efeitos de profundidade de campo, desfoque... sempre dando destaque aos olhos, que dá o título ao filme. Quando os personagens estão calados, os olhares dialogam ‘silenciosamente’.

Particularmente, gosto dos filmes que conseguem unir drama, romance e policial ao mesmo tempo, sem se tornar piegas, previsível ou cair no lugar-comum. E o filme de Campanella faz isso com louvor. Ele alcança êxito também ao incluir elementos do contexto histórico do país ao retratar as ‘safadezas’ do governo. Parabéns aos hermanos, é a segunda vez que a Argentina leva o Oscar de melhor filme estrangeiro.

Ively Almeida

3 comentários:

Maria Marques disse...

Adoro filmes e, com certeza, vou aproveitar essa dica. Não gosto de romance nem de drama, mas, como você disse que é também policial, vou assistir.
Cheiro.

Pedro Manoel disse...

Considero o cinema como um olhar específico enquadrado na objetiva de uma câmera. É muito interessante como cada diretor vê e enquadra uma determinada cena. Como é mágico assistir um bom filme na telona, os olhos quase que não dão conta ver tudo! sem contar que tem filmes que é preciso ver mais de uma vez e outros que dá gosto ver sempre. Fiquei curioso e agora quero ver O segredo dos seus olhos, pena que não vai dar para ser no cinema.
Abração,
Pedro.

Solange Carvalho disse...

... além do mais, gosto de filmes com flash back. Vou assistir.

Valeu a dica, Ively.

Bjs
Solange