3 de fevereiro de 2009

Você é Resiliente?

Conforme o dicionário Houaiss: resiliência é a propriedade que alguns corpos têm de retornar a forma original após terem sido modificados ou danificados. Ou seja, um material com características resilientes, mesmo que tenha sido amassado, comprimido, empurrado ou submetido a outras formas de deformação, ele tende a voltar ao seu estado anterior.
Agora esse termo, emprestado da física, foi incluído nas ciências humanas. É comum ouvirmos nos congressos e palestras que empresas e pessoas resilientes são aquelas que têm a capacidade ou habilidade de superar e “dar a volta por cima”, quando agredidas, lesionadas ou prejudicadas de alguma maneira. Elas conseguem atravessar situações difíceis, esperar o momento oportuno e se recobrar fortes como antes.
Com Deus somos fortes!, com ele enfrentamos tempestades e saímos sempre vitoriosos. “Os que confiam no Senhor são como o monte de Sião que não se abala, mas permanece para sempre” (Sal.125.1). Não imunes a sofrer ataques ou agressões, mas simplesmente ‘resilientes’ para resistir a destruição.
“Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados. Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos” (II Corint. 4.8)
Pessoas resilientes são como águias, capazes de enfrentar um longo período doloroso, mas ao final saem renovadas e livres para novos ‘vôos’. São capazes de superar limites. Enfrentam as mudanças ou mudam quando não estão satisfeitas. E as agressões ou investidas que sofrerem, não impedirão de renascerem e voltar a ser o que eram: fortes, maduras ou melhores do que eram antes. E você é resiliente??
Ively Almeida

3 comentários:

Anônimo disse...

Não conhecia o termo, mas acho que sou resiliente sim, mas talvez não seja em todos os momentos. Uma colega minha do curso de Teologia, foi humilhada pelo professor que estava dando-lhe uma resposta que deveria ter dado na aula anterior. Essa colega ainda ia apresentar o seu trabalho, o que fez com louvor, não se deixou abalar por suas palavras, levantou a cabeça e arrasou na sua apresentação...eu no lugar dela teria ficado tão abalada que não conseguiria... na próxima aula ela anunciou que estava se desligando do curso, o que foi um choque para a turma, pois todos gostavam muito dela. Os alunos tentaram persuadi-la a voltar atrás em sua decisão, dizendo que as aulas não seriam as mesmas sem ela...convencemos o professor e até ele se desculpar, não teve jeito. Ela tem personalidade forte! Bem, mas na hora ela foi muito altiva em dar aquela aula, depois de tudo...admiro pessoas assim.

Anônimo disse...

Excelente a colocação!!
Muitas vezes temos de ser resilientes para não deixar a peteca cair! Retomar, seguir a diante, não se deixar abater. Enfim, é uma grande qualidade especialmente das pessoas otimistas, ao meu ver.

Muito difícil encontrar esse tipo de reflexão!

Muito bom!

Marcos disse...

Ivy, adorei o blog, esse post então ficou ótimo. Vc é uma das pessoas resilientes q eu conheço,que deu a volta por cima e arrasou.
Abraços