1 de julho de 2009

Pobres trabalham quase duas vezes mais que ricos para pagar tributos


Pesquisa realizada pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) revelou que a população de menor renda tem de trabalhar quase duas vezes mais do que a de alta renda para arcar com o pagamento de tributos.

Intitulado "Receita Pública: Quem paga e como se gasta no Brasil", o estudo mostrou que, enquanto as famílias com renda mensal de até dois salários mínimos têm de trabalhar 197 dias para arcar com o pagamento de tributos, aquelas com renda mensal de mais de 30 salários mínimos têm de trabalhar apenas 106 dias.

O estudo argumenta que, no Brasil, "a distribuição do ônus tributário se dá de modo heterogêneo, com alguns setores da população sendo mais afetados do que outros", o que não deveria acontecer tomando como base o princípio da Equidade ou da Capacidade Contributiva, em que exige-se menos esforço de pagamento tributário de quem tem menor capacidade econômica.

Notícia publicada no Infomoney (UOL Economia)

Um comentário:

Pedro Manoel disse...

A pesquisa do IPEA não mencionou o grupo de famílias que ganham entre 10 e 15 salários mínimos mensais – a chamada classe média. Esse grupo é o mais prejudicado, pois arca com grande parte da tributação no Brasil. O governo não pode cobrar mais dos pobres e miseráveis porque esses não podem pagar. E os ricos não pagam mais impostos porque o teto tributário cobrado não os atinge. Conclusão, a conta vai para classe média trabalhadora e honesta desse país. Por sua vez, os jurídicos competentes não penalizam os ricos. As leis protegem os afortunados criadores das próprias leis. Trata-se de uma “rede de autoproteção” desleal, corrupta e inquebrantável.
Pedro Manoel