28 de março de 2010

Fotografia: uma paixão


Lembro de um slogan da Kodak há alguns anos, que dizia: “Fotografe! é emocionante.” Hoje em dia a arte de fotografar está muito popularizada e globalizada. Quem não se lembra da famosa máquina descartável Love? Tirávamos as fotos e depois a entregávamos para revelar, uma graça! A fotografia está presente em nossas vidas que percebamos ou não, pois todos os dias somos bombardeados com imagens pela mídia, televisão, internet... A fotografia está na publicidade, no cinema, na história... aliás, fotografia é história!

A fotografia serve para documentar e retratar os horrores de uma guerra, serve de denúncia para fatos, é matéria de prova, além de ser uma poderosa mídia de persuasão. A fotografia é uma forma de comunicação internacional, pois com ela não existe barreiras de línguas e idiomas. Não dá para imaginar um mundo sem a fotografia, penso que seria um mundo sem graça e sem cor. Como recordar um casamento, uma formatura? Como éramos a 20 a 30 anos atrás? A lembrança de amigos que nunca mais vimos? Pessoas importantes que se foram? A lembrança daquelas férias maravilhosas?... Através da fotografia recordamos o que vivemos. Como disse o grande fotógrafo francês, Henri Cartier-Bresson, “As coisas das quais nos ocupamos, na fotografia, estão em constante desaparecimento, e, uma vez desaparecidas, não dispomos de qualquer recurso capaz de fazê-las retornar. Não podemos revelar e copiar uma lembrança.”

A imagem fala. Fotos comunicam beleza. A beleza das paisagens, da natureza, a beleza humana, é pura imaginação e criatividade! Uma vez que podemos por meio dela expressar nossas idéias e interesses. A partir da fotografia existe o antes e o depois. “A fotografia tem poder de significação ao afirmar que o que foi fotografado existe.” Revela culturas e hábitos. Todos algum dia já experimentaram o prazer de tirar uma foto, de congelar momentos para serem lembrados depois. Nossas festividades e comemorações quase sempre são acompanhadas de fotos. E o bom da era digital: é que hoje se você não gostar da sua cara na foto é só deletar. :-) (se câmera for sua, claro). Essa máquina mágica captura sentimentos e pode revelar a alma. Com a fotografia em apenas um instante, digo: em apenas um ‘clique’ eternizamos um momento. “Fotografe! é emocionante!”

Ively Almeida

Um comentário:

Anônimo disse...

A fotografia está presente em nossas vidas... Na verdade a fotografia registra a vida. Num breve momento beliscamos o tempo... E supomos eternizar instantes únicos, verdadeiros, simples, emocionantes que devemos é lógico dar o devido valor.

Margareth Furtado